segunda-feira, 3 de julho de 2017

As Laranjeiras




Desculpe por dizer, mas não posso mais encher os pulmões
há muito barulho por aqui
sempre que escrevo penso em ti
e na sua dicção
o movimento do maxilar, por vezes
involuntário, também faz os dentes rangerem
de uma forma ridícula e, ao mesmo tempo,
olhe

Dona Maria disse que as laranjeiras estão
todas postas e isto me fez perguntar
se as laranjeiras andam tomando decisões
por si só e isto me deixou triste
quando pouso os pincéis é em ti
que eu não penso e saboreio os
teus pés descalços na areia quente
variando os calcanhares
esquerdo e direito

eu nunca soube direito como escrever
algo que não fosse para ti
é como ler aquele livro no ônibus
de volta para casa
parece que quero que a viagem demore
mais alguns minutos antes que se acabe

Dona Maria eu nem sei quem é, mas ela mesma
andou contando histórias tuas para aqueles
que quisessem te ouvir
Eu, entrementes, não sou Dona Maria
ou Conceição, eu só fico a te olhar
desejando que acabe-se o último torneio de futebol
para que eu possa te encontrar nos fundos da casa nova
e te dizer
não fique por tanto tempo ou vai perder o nascimento
das laranjeiras
que tomaram suas decisões

Nenhum comentário:

Postar um comentário